Arquidiocese de Maputo
Comissão de Crianças e Adolescentes
Infância e Adolescencia Missionária
Queridos Pais,
A Infância Missionária é o“Fruto Novo do Coração da Igreja” pois sendo a criança o grande tesouro que Deus confiou à humanidade, esta vida a ser desenvolvida. É sempre o símbolo vivo de uma nova criação.
A Infância Missionária foi fundada em 19 de Maio de 1843 pelo Bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson. No dia 23 de Maio de 1922, o Papa Pio XI lhe concedeu o título de Obra Pontifícia. “Obra Pontifícia”, isto é, uma Obra do Papa e de todas as dioceses do mundo.
A Pontificia Obra da Infância Missionária é importante porque tem por finalidade desenvolver o espírito de fé, missão, oração, solidariedade. E também a dimensão humana no campo social e cultural. Enfim, ajudar as crianças por meio de crianças ou ainda, criança evangelizando criança.
A Santa Infância é a escola com Jesus Cristo, é na infância que se firmam bases para uma juventude e vida adulta saudáveis. As necessidades do crescimento da vida em Deus e da vocação cristã missionária estão intimamente entrelaçados com o desenvolvimento físico, afectivo, intelectual e social da personalidade da criança.
Objectivo Geral
Oferecer às crianças a oportunidade de capacitação progressiva, para cumprir a sua própria missão na comunidade e na igreja e colaborar na evangelização universal e na solidariedade, principalmente das crianças com as crianças.
Objectivos Específicos
· Ajudar aos educadores, catequistas e pais de família a despertar progressivamente nas crianças a consciência e o compromisso missionário;
· Dar-lhes abertura missionária na educação cristã;
· Mover as crianças a compartilhar a fé e os meios materiais com as crianças e pessoas mais necessitadas;
· Promover as vocações missionárias e espírito comunitário;
· Formação de consciências contra os vários tipos de drogas existente, em favor da cidadania.
A Infância Missionária não é nada mais, nada menos que um grupo de crianças que se reuniem, para discutir e aprender mais sobre a Palavra de Deus, através do Evangelho. O marco de todos encontros são os valores, como o amor, a solidariedade, amizade e outros que são debatidos e colocados como exemplo vivo para cada criança. E não só, cada encontro é uma verdadeira festa, recheados de brincadeiras, músicas, debates, reflexões, orações. Pois, sabendo-se da importância de inserir as crianças em trabalhos voltados para os valores que são ensinados com bastante amor pelos pais e confirmados pela Igreja.
Em Moçambique e concretamente em Maputo esta obra esta implantada a já 10 anos; sendo que neste ano será a abertura das comemorações do Ano da Santa Infância. Queremos que todas crianças conheçam e façam parte desta maravilha que é a Infância Missionária. Assim, responderemos ao pedido de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas.”
Bem como, ao envio missionário que Jesus nos faz “Ide por todo mundo e anunciai o Envagelho” queremos concretizar este projecto missionário mas para tal precisamos de ajuda assim como Jesus contou com os doze para realizar a sua missão também nós precisamos de ajuda e esperamos poder contar com a sua ajuda.
Chegar até aqui não foi tarefa fácil, no entanto cá estamos. Temos tido várias actividades desde paroquiais a arquidiocesanas; anualmente temos tido festivais tanto de crianças como de adolescentes, encontros com os responsavéis de crianças e adolecentes¸formações de adolescentes e assessores, Dia do Assessor, Acção de Graças de Crianças e Adolescentes,Peregrinação a Namaacha, e as mesmas exigem muito são deslocações e o grupo não possui um fundo que possa responder a essas actividades.
De forma, a dar resposta a algumas necessidades o grupo criou um pequeno ofertório nos encontros o qual destina-se a compra de crédito para envio de mensagens a recordar as actividades e marcação de actividades.
No entanto, isto é apenas uma gota no oceano, quando o assunto é formação cada formador deve levar o seu dinheiro de transporte e custear as suas refeições o que de certa forma intristese nos. Saber que a pessoa voluntariou-se para dar a formação, preparou-se e deixo os seus afazeres.
Durante estes 10 anos foram realizadas várias formações de assessores com vista a implementação da Santa Infância em toda Arquidiocese.
Aceitando o nosso convite compromete-se com a edificação de um mundo melhor cheio de amor, justiça, paz, humildade, caridade, perdão. Contamos com a sua ajuda tanto espiritual como material para espalharmos esta sementinha da infância missionária no coração das nossas crianças.
Que Maria Medianeira e Seu Amado Filho Jesus Cristo ilumine a sua vida.
A Comissão Arquidiocesana de Crianças e Adolescentes
Por todas crianças do mundo. Sempre amigas.
Os Assessores Espirituais.
Sem comentários:
Enviar um comentário